O porquê o surf “vicia”

Eu assumo este vício. Se é bom ou ruim, não sei. Pra mim parece muito bom. Mas dizem que tudo em excesso faz mal. Até mesmo o surf. Mas isto é tema para uma outra publicação. A gente esta mesmo mais acostumado a chamar de vício quando se trata de algum ruim, mas o Surf é um ótimo vício.
 
A escritora e surfista Cynthia Krueger escreveu uma vez em um dos seus textos para o site The Inertia que “como qualquer droga, você precisa de sempre mais doses pra se sentir satisfeito: ondas maiores, tubos mais fundos e manobras mais difíceis. É como se sempre chegasse aquele momento que as ondas fáceis não fazem mais a cabeça, mas um drop no buraco em uma onda com tamanho me mantém feliz por dias!”
 
A verdade especialistas afirmam que a química que ocorre quando surfamos é parecida com o que acontece com viciados em drogas: a dopamina (um neuro transmissor que estimula sentimentos de recompensa e prazer no cérebro) bombardeia o cérebro quando você recebe um recompensa como um tubo irado, por exemplo. A sensação de prazer é extrema e pode durar por horas ou dias, dependendo de cada pessoa. Além disso, a dopamina também vai sendo liberada em doses menores quando você está aguardando ansioso por uma situação que pode te trazer uma recompensa inesperada: esperar pela série, a chega de um bom swell que está na previsão ou a próxima surf trip. E ainda tem a endorfina, adrenalina e serotonina que são liberadas durante o surf. Essas 3 substâncias somadas com a dopamina fazem com que o surfista não fique apenas se sentindo bem, mas querendo mais e mais!
 
Eu não sou neurologista/psicólogo/psiquiatra para explicar tudo isso com propriedade, mas pelo que eu pesquisei em artigos científicos tudo isso faz sentido quando surfamos!
 
Conheça também 7 Sinais para descobrir se você é um viciado em Surf.
 
Gostou do texto? Tem alguma consideração a fazer? Deixe seu comentário aqui abaixo pra gente discutir!
 
Abrs, Raphael Campos