A Filosofia e o Surf por Augusto Salazar

Filosofia e Surf caminham juntos em essência. Ambos são capazes de ensinar e transformar.

 

Vivemos em uma sociedade consumista que nos sufoca, e os que buscam abandonar o senso comum e a submissão das idéias dominantes sofrem com o preconceito. Devemos nos reinventar buscando compreender o significado da Vida através da Arte – esse tem sido o melhor caminho. Viver é Arte. É ter a capacidade de se reinventar a cada mudança imposta, e assim nos tornarmos mais conscientes de si e de nossas ações como seres humanos. Se pensarmos no planeta como um ser único em que estamos inseridos, seríamos sua consciência, a parte apta a cuidar e proteger a natureza, nossa liberdade, e garantir a felicidade de todos os seres do Planeta.

 

 

O Surf é a nossa Arte. Uma Filosofia de Vida capaz de nos transformar através do conhecimento do Mar, da Natureza, e do respeito ao próximo. Adquirimos a Consciência da grandiosidade e o poder da Natureza que o Mar representa. Faz com que nos tornemos parte dele, nos coloca inseridos novamente no contexto essencial do ser humano, a parte consciente do Planeta. O Surf é capaz de dar um pouco mais de consciência, de se sentir mais responsável e ajudar na formação de uma sociedade mais conectada à natureza, e assim servir como exemplo aos demais.

Seguimos, vivendo e surfando, tentando servir de espelho aos que ainda buscam o sentido do que vem a ser Arte, da sua capacidade de se transformar e como se reinventar a cada nova idéia dominante imposta por uma sociedade autodestrutiva. Com responsabilidade, colocamos Amor e Força a cada braçada, com a certeza e a razão da nossa Filosofia do Surf. Viver o Surf é ter a capacidade de se manter na arte como agente transformador, como ser consciente e inserido na Natureza. Surfar é estar no ‘outside’, entre uma série e outra,e se questionar sobre o mundo e as pessoas que abandonam sua própria ingenuidade, sob uma submissão a qual se deixam dominar.

 

É ao mesmo tempo viver grato por estar vivo e tendo a oportunidade de conviver com a Natureza e com pessoas que vivem na mesma Frequência de Amor pelas Ondas.

 

A Filosofia do Surf é para o surfista a mais útil de todas as Artes, pois nos transforma e escancara o Amor e a Responsabilidade que temos pelo Mar e pela Natureza. Viver é Arte. Arte é viver em Filosofia… E nossa Filosofia é o Surf.

 

Por: Augusto Salazar