O Surf e a Filosofia

Filosofia do Surf é um site/blog com conteúdos que focam o surf e a concepção filosófica do “ser surfista”.

 

Muito além de um esporte comum onde os limites do corpo e da mente são colocados a prova num tipo de competição entre seus praticantes. Trata-se de um estilo de vida baseado numa busca eterna, seja pela onda perfeita ou a maior delas, seja por si mesmo, seja por uma moda, uma estética, um fenômeno sociológico. O surf como um esporte é apenas um capítulo de toda enciclopédia que poderia ser escrita para descrever este universo.

 

Embora temos diversas competições à modalidade, sentimos como se não importasse o quanto somos bons nas ondas. O simples fato de poder deslizar por cima da água já nos torna vencedores e privilegiados. Costuma-se dizer que quando o “bichinho do surf” entra nas veias ele domina a vida de modo que tudo que o surfista faz é para poder surfar, pensando no seu momento de surfar.

 

“Nossos brinquedos são as pranchas. Dormir cedo para acordar com o dia clareando é quase um ritual religioso. Cuidar da saúde é uma necessidade para melhorar o desempenho técnico, harmonizar as energias e tornar-se merecedor pelas bênçãos em forma de ondas, além da proteção que nos livra dos perigos.”

 

O surfista busca uma espécie de elevação do espírito que o sintonize harmoniosamente com a natureza. Filosofia do Surf trata o surf como uma excelente fonte de ensinamentos que podem ser levados a diversos âmbitos da vida. O surfista leva consigo o espírito guerreiro. É impossível ser um surfista de pouca fé. Para aquele que crê no impossível a arrebentação é sempre longe, as ondas nunca veem. Para aquele que sabe o valor das pequenas coisas, o simples toque da água do mar pelo corpo é uma benção de purificação.

 

Nossa missão, de um modo geral, é propagar o amor pela natureza através do surfe. Os ensinamentos que o surfe traz à vida do surfista. O amor do surfista pelo surf. Com isso pretendemos reunir toda comunidade de surfistas em pró da troca de experiências de vida e amor pelo surfe, em consequente pela natureza. Filosofia do Surf quer trazer respostas sobre a existência da humanidade através dos ensinamentos que a prática deste esporte proporciona, através da Comunidade do Surf. Sob diversos aspectos, todos tipos de pessoas, sob todos os contextos da vida, cada um na sua particularidade, expondo suas ideias tendo como ponto central o surfe.

 

Seja bem vindo e volte sempre! Mahalo!
 

Este é um projeto criado e mantido por Mundo Surf Produções.
 

Raphael Campos.